top of page

COMO E ONDE CONSEGUIR AJUDA EM CASO DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Conheça as etapas do tratamento e quando é necessåria a intervenção médica.

Por:

AMANDA LUCENA

​

A lei brasileira define como violĂȘncia sexual os crimes de estupro. Estupro dentro do relacionamento; assĂ©dio sexual; importunação sexual, comumente perpetrado contra mulheres no transporte pĂșblico. TambĂ©m inclui beijos forçados e passar a mĂŁo no corpo alheio sem permissĂŁo; impedir o uso de mĂ©todos contraceptivos; forçar o casamento, a gravidez, o aborto e a prostituição. 

TambĂ©m Ă© considerado crime, punĂ­vel com a prisĂŁo por atĂ© 15 anos, manter relação sexual ou ato libidinoso com menores de 14 anos, mesmo que o menor declare ter consentido do ato, e pessoas impossibilitadas de oferecer resistĂȘncia, por embriaguez ou doença. 

illustration-2223973_1920.jpg
Como e onde conseguir ajuda em caso de violĂȘncia sexual: Reportagens

Quando o estupro Ă© praticado com uso de força, violĂȘncia ou ameaça, Ă© entendĂ­vel para vĂ­tima que ela foi vĂ­tima de um crime. Mas nĂŁo Ă© tĂŁo fĂĄcil para uma mulher casada, que foi forçada pelo marido a manter relaçÔes sexuais, entender que ela tambĂ©m estĂĄ sendo vĂ­tima de um crime e que pode denunciĂĄ-lo e conseguir proteção. NĂŁo importa se cinco minutos atrĂĄs a pessoa estava a fim, estava “no clima”, a partir do momento que ela se recusa ou diz nĂŁo, se a outra pessoa continua o ato Ă© considerado estupro. Tirar a camisinha durante a relação, sem o consentimento e sem a ciĂȘncia da outra pessoa, tambĂ©m Ă© considerado estupro. 


Para provar que houve crime, a vĂ­tima pode fotografar marcas e escoriaçÔes e procurar a delegacia mais prĂłxima para pedir a realização do exame de corpo de delito no IML (Instituto MĂ©dico Legal). 


Em casos mais graves, quando hĂĄ o uso de violĂȘncia fĂ­sica, a vĂ­tima pode precisar de atendimento mĂ©dico. Nesses casos, a orientação Ă© Procurar a Unidade de SaĂșde mais prĂłxima, como hospitais pĂșblicos e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento). Existe um protocolo orientado pelo MinistĂ©rio da SaĂșde para o atendimento para que a vĂ­tima nĂŁo se sinta exposta e os profissionais sĂŁo treinados para o atendimento. As etapas do atendimento sĂŁo: 

Como e onde conseguir ajuda em caso de violĂȘncia sexual: Texto

1

Acolhimento por um profissional de saĂșde, que escutarĂĄ a vĂ­tima garantindo sua privacidade e sigilo;

2

Aplicação das medidas preventivas de InfecçÔes Sexualmente Transmissíveis (IST);

3

Realização de exames: teste råpido para detecção de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, exame de sangue e coleta de vestígios;

4

Orientação do acompanhamento médico por seis meses;

5

Orientação para atendimento psicológico;

6

Orientação para realização do boletim de ocorrĂȘncia (B.O.) em uma delegacia;

7

A Unidade de SaĂșde farĂĄ a notificação ao Conselho Tutelar em casos de crianças ou adolescentes.

Como e onde conseguir ajuda em caso de violĂȘncia sexual: Lista
Delegacia.jpg

Em casos de violĂȘncia sexual, onde nĂŁo hĂĄ lesĂŁo corporal grave, a vĂ­tima pode procurar a delegacia mais prĂłxima. Em todos os estados brasileiros existem delegacias da mulher, mas o B.O. pode ser realizado em qualquer delegacia.

Como e onde conseguir ajuda em caso de violĂȘncia sexual: Imagem

Em casos de estupro dentro do relacionamento, a lei brasileira nĂŁo o considerava crime atĂ© 2003, e Ă© muito mais difĂ­cil para a vĂ­tima denunciar esse tipo de crime, por inĂșmeros fatores que incluem desde desconhecimento dos direitos, dependĂȘncia financeira, vergonha, medo e vĂĄrios outros. Para esses casos, existe no Brasil uma rede de atendimento Ă  mulheres vĂ­timas de violĂȘncia sexual e domĂ©stica, que sĂŁo as DEAMs (delegacia especializada de atendimento Ă  mulher), delegacias comuns, Centro de ReferĂȘncia da Mulher, Centros de ReferĂȘncia em AssistĂȘncia Social (CREAS) e Casas da Mulher Brasileira (CMB) e o nĂșmero 188, que Ă© a Central de Atendimento Ă  Mulher.
Ainda, para as mulheres vĂ­timas de violĂȘncia que possa colocar suas vidas em risco, existe as Casas Abrigo, que sĂŁo locais sigilosos onde as mulheres e seus filhos que correm risco de morte iminente sĂŁo alocadas por um tempo determinado, onde recebem ajuda e orientação para retomar suas vidas.

Como e onde conseguir ajuda em caso de violĂȘncia sexual: Texto
bottom of page