top of page

IDENTIDADE DE GÊNERO

Por:
MICHAEL GOES

Provavelmente você vai se enquadrar em um dos tópicos abaixo, e pode, enfim, descobrir se está tudo certo na forma como se identifica, por dentro e para o mundo.


Então vai aí um manual completo para sanar algumas dúvidas, que com certeza você sempre quis saber, ou pelo menos passou pela sua cabeça em algum momento de sua vida.

Vamos começar do basicão então…

Identidade de gênero é simplesmente o gênero a qual a pessoa se reconhece, sendo ele referente ao sexo de nascimento, ou não. Existem muitos tipos mas iremos explicar os que mais se destacam.

3801840.jpg
Identidade de Gênero: Reportagens

CISGÊNERO

  • Se você nasceu homem e se identifica com isso, você é um Homem Cisgênero.

  • Se você nasceu mulher e se identifica com isso, você é uma Mulher Cisgênero.

É o gênero mais comunzinho de todos, o clichê, o mais basicão mesmo.

Identidade de Gênero: Texto

TRANSGÊNERO

Esse gênero é o que mais confunde a cabeça das pessoas, e principalmente as que são transgêneras.

  • Se você nasceu homem e não se identifica com o seu sexo de nascimento, você é uma Mulher Transgênero.

  • Se você nasceu mulher e não se identifica com o seu sexo de nascimento, você é um Homem Transgênero.

Identidade de Gênero: Texto
2414071.jpg
Identidade de Gênero: Imagem

"AH! É MUITO CONFUSO!"

E não me venha com: “Mas é muito confuso”; “Mas isso não é o natural”; “Deus não fez assim”; “Menino veste azul e menina veste rosa”.
Se poupe e nos poupe. Segundo a ONG europeia Transgender Europe, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, e também, curiosamente, o país que mais consome pornografia transexual. Intrigante né?
No entanto, entre a comunidade trans é possível encontrar ainda identidades como "transexual" e "travesti". Ambos os termos podem designar pessoas transgênero, mas nem toda pessoa transgênero se sente confortável ao ser tratada por estes nomes. É importante perguntar e esclarecer, caso haja necessidade.
Dica importante: na dúvida, se refira apenas como “pessoa” ou “você”, e depois pergunte como a “pessoa” prefere e se sente mais confortável em ser chamada.
O termo transexual se refere a uma pessoa que passou pela transição de gênero de maneira física, através de cirurgia de confirmação de gênero para adequação dos genitais e de tratamento hormonal. Já a travesti seria aquela a quem foi atribuído o sexo masculino ao nascer, mas que se veste e se expressa com características femininas.
Nem todos os transgêneros, no entanto, buscam este tipo de transição
Uma pessoa transgênero, precisa superar diversas barreiras, desde o nascimento, quando começam a se identificar com cinco ou seis anos de idade. Sim, elas já sabem mesmo sendo tão novas que alguma coisa não está certa e que se não forem apoiadas por suas famílias, pela sociedade e principalmente pelas leis governamentais ao decorrer de suas vidas, podem acabar tendo doenças psicológicas como depressão, crise do pânico e ansiedade.
Estima-se que a população transgênero no mundo seja de 25 milhões, correspondendo à cerca de 0,5% da população, apesar das taxas de prevalência serem subestimadas em função de haver poucos indivíduos que procuram centros de referência para transgêneros. No ano de 2018, a Organização Mundial da Saúde anunciou a retirada dos transtornos de identidade de gênero do capítulo de doenças mentais presente na Classificação Internacional de Doenças 10 (CID-10) e passou a incorporar no CID-11; o tema com o termo incongruência de gênero no capítulo sobre saúde sexual.

Identidade de Gênero: Texto

NÃO BINÁRIA OU GÊNERO FLUIDO

É o gênero que não se reconhece com o sexo masculino nem o feminino, ou transita entre eles.

  • Se você nasceu no feminino e não se identifica com o sexo masculino, você é Não Binária ou Gênero Fluido.

  • Se você nasceu no sexo masculino e não se identifica com o sexo feminino, você é Não Binária ou Gênero Fluido.

  • Se  você nasceu no sexo masculino ou no sexo feminino, e se identifica com ambos, você é Não Binária ou Gênero Fluido.



Uma pessoa não-binária também pode se apresentar como "genderqueer" ou afirmar que tem identidade de gênero "não-conformista".

Resumindo, são pessoas que não se identificam com nenhum gênero. Tá bom para você?

Se não tiver, problema é seu. Como dizia a querida filósofa contemporânea Tati Quebra Barraco: “Quem gostou bate palma, quem não gostou, paciência”.

Identidade de Gênero: Texto

DRAG QUEEN OU DRAG KING

É o gênero que não se reconhece com o sexo masculino nem o feminino, ou transita entre eles.

Vamos deixar bem claro que não é um gênero, são personagens criadas por artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico. Na maioria das vezes, apresentam-se em boates e bares LGBT, embora haja drags que façam eventos para público misto e não-LGBT, como animação em festas de casamento, debutantes e formaturas. 


Chama-se drag queen a pessoa que se veste e comporta de forma estilizada com uma expressão de gênero exageradamente feminina e drag king a pessoa que se veste e comporta de forma estilizada com uma expressão de gênero exageradamente masculina.


Tanto drag queens como drag kings podem ter qualquer identidade de gênero e orientação sexual, e sê-lo não implica necessariamente possuir uma orientação sexual em específico.

Identidade de Gênero: Texto
bottom of page